18/6/2021

O que está por trás do nome da Alice e da cor magenta da nossa marca

Temos muito o que falar sobre a história da Gestora de Saúde Alice, como tudo começou, nossos fundadores, os primeiros parceiros. Mas desta vez, vamos contar sobre a construção da marca Alice.


Por que o nome Alice? <h3_pink> De onde veio a cor magenta? <h3_pink> E a logomarca, quem teve a ideia? Nada é aleatório; afinal, por trás de toda marca, existe uma, ou melhor, várias histórias.


Segue a leitura que a gente te conta.


Por que a Alice se chama Alice?


Para começar, Alice é um nome lindo, não é? A verdade é que o motivo é bem simples, nada de homenagem ou histórias mirabolantes. Nossos três fundadores, André Florence, Matheus Moraes e Guilherme Azevedo, queriam um nome que remetesse a uma pessoa. Por quê? Porque tudo na Alice gira em torno das pessoas {da saúde delas, mas no final é a mesma coisa}.


A Alice existe para fazer a gestão de saúde de uma forma personalizada e próxima, por meio de um plano individual e um Time de Saúde que acompanha membro a membro. Tudo isso da forma mais humana, próxima e personalizada possível. <h3_pink> É sobre tecnologia? Sim. É sobre saúde? Sim. Porém, o foco vai estar sempre em cada membro que confia na gente para cuidar da sua saúde. <h3_pink>


E sim, poderia ser qualquer nome, mas aconteceu dos três gostarem do nome Alice.


A logomarca da Alice


A logomarca da Alice foi feita e escolhida a várias mãos. Para quem não sabe, Alice nasceu onze meses antes de se lançar ao mundo. Foram bons meses nos preparando para cuidar da saúde das pessoas como deve ser.


Nossa logomarca foi o resultado da mistura da assinatura de várias pessoas, isso de forma metafórica, mas também real. O objetivo era ter um traço leve, fluido, que representasse quem já estava ali com a gente, desde o início, desbravando o mato para construir nossa gestora. Fizemos votações internas e aqui chegamos. Dizem que nosso primeiro designer votou em outra, mas hoje ele já está convencido de que fizemos a escolha certa.


Uma característica importante é que a gente gosta de dizer que nossa logomarca não grita; sussurra. Isso significa que nunca aplicamos a marca com um tamanho grande em relação à peça. Sempre tem o que os designers chamam de respiro, dando espaço para o restante da informação.



E cor magenta, veio de onde?


Você já deve ter percebido que nossa cor principal é o <h3_pink> magenta <h3_pink> {sim, não é rosa}. Já nos perguntaram se era uma marca de mulher por causa da cor. Mas vamos combinar que dizer que magenta ou rosa é cor de mulher está um pouco demodê.


"Queremos uma cor nova, que não esteja sendo usada", essa era uma das indicações dos fundadores no briefing para a criação da marca Alice. <h3_pink> Eis que lá estava o magenta, pronto para ser a cor original da primeira Gestora de Saúde do Brasil. <h3_pink>


E ao pesquisar sobre o significado da cor, dá para perceber que tem tudo a ver com o que a Alice acredita.


Faz tanto sentido que aqui na Alice temos uma campanha contra qualquer tipo de assédio que recebeu a hashtag <h3_pink> #EuUsoMagentaERespeito <h3_pink> , para mostrar que o que realmente importa é a forma como nós nos relacionamos com o outro, respeitando cada um nas suas diferenças e semelhanças.

Sendo assim, o magenta foi a cor escolhida por ser expressiva, marcante e diferente daquelas usadas por outras marcas. Além de ter algumas vantagens gráficas por ser uma cor que sai 100% magenta numa impressora simples. Apenas algumas cores têm essa característica: o amarelo puro, o ciano puro, o magenta e o preto, ou seja, as cores CMYK das impressoras.


Descubra tudo que a Alice pode fazer por você

Tudo começou por um propósito


A marca e a história da Alice desde o início giram em torno de um propósito: queremos tornar o mundo mais saudável {ao contrário da logomarca, esse a gente grita aos quatro cantos}.


E nós sabemos que isso só será possível se tudo o que diz respeito à Alice for reflexo da nossa cultura e da forma como a gente se comunica com o mundo. Seja por meio do design, na escolha dos temas ou pelo tom de voz.


<h3_pink> Pensando bem, no final, a história da marca da Alice é também a história das pessoas que construíram e constroem a Alice, a cada dia,  para chegarmos cada vez mais perto do nosso propósito. <h3_pink> Lembrando sempre que, independentemente da cor, da logomarca e do fato de termos assumido um propósito para lá de grande, sempre partiremos das pessoas, como deve ser.

Voltar para artigos