16/4/2021

Atenção Primária à Saúde: o que é e por que ela é importante para você

Se você já visitou alguns dos nossos artigos antes, deve ter se deparado com um monte de siglas e palavrões do universo da saúde sobre os quais nunca tinha ouvido falar antes ou, se já ouviu, não sabe exatamente o que significam. Talvez Atenção Primária à Saúde seja um deles.

Esse termo vem lá dos primórdios da Medicina e é amplamente adotado por sistemas de saúde do mundo todo (Primary Care), sendo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, no Brasil, a Atenção Primária à Saúde só passou a ser oferecida em 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Por aqui, é chamada de Atenção Básica à Saúde (ABS).

<h3_pink> Por isso, culturalmente, os brasileiros de forma geral estão pouco habituados ao conceito de Atenção Primária. <h3_pink> Eles buscam atendimento médico – principalmente no pronto-socorro ou direto no especialista – apenas quando algum sintoma, como dor ou febre, se manifesta.

A seguir, a gente explica melhor o que é a Atenção Primária à Saúde e por que ela é fundamental para você cuidar da sua saúde a curto, médio e longo prazo. Siga a leitura!

Gestora de saúde, porque um plano de saúde não é suficiente

É atenção primária porque vem primeiro?


Também. Mas, além de caracterizar o primeiro atendimento, a <h3_pink> Atenção Primária à Saúde preconiza justamente esse cuidado contínuo, com foco em prevenção e manutenção da saúde. <h3_pink>


Aqui na Alice, a Atenção Primária à Saúde é nossa espinha dorsal; é o que nos possibilita atuar como uma gestora de saúde e cuidar de cada membro de forma integrada e personalizada.


O primeiro contato é só o início de uma longa relação: para começar sua jornada na Alice, você faz uma imersão com seu Time de Saúde {que é, para nós, sinônimo de Atenção Primária}, composto por enfermeiras(os), médica(o), nutricionista e preparador físico. Daí, você tem acesso ao seu time pelo app da Alice e também na Casa Alice, espaço físico onde é possível fazer consultas e alguns procedimentos.


<h3_pink> Assim, além de te acompanhar por toda a vida, seu Time de Saúde vai conhecer detalhadamente seu histórico de saúde. <h3_pink> Ou seja: essa equipe poderá atuar na prevenção, diagnosticar precocemente um problema a partir dos sintomas relatados (online ou presencialmente), tratar doenças, se for o caso, ou ainda encaminhar você para um especialista ou hospital – que já vão estar sabendo de todo seu histórico antes mesmo de você chegar lá.


Claro, emergências requerem atendimento imediato no pronto-socorro {afinal, é essa sua finalidade}, mas grande parte das demandas que os hospitais recebem atualmente pode ser resolvida pela Atenção Primária.


Aqui, é importante destacar que a(o) médica(o) do Time de Saúde é um profissional com um conhecimento global da Medicina, capaz de entender o funcionamento do corpo por completo, promovendo um cuidado perene integral (o que significa, inclusive, identificar a necessidade de encaminhar o membro para um especialista).

<h3_pink> Longitudinalidade <h3_pink>

É o princípio básico do Time de Saúde: em vez de ser atendido por diferentes profissionais cada vez que ficar doente, na Atenção Primária seu contato em qualquer necessidade será sempre com sua equipe {salvo em casos de emergência, claro}.

<h3_pink> Integralidade <h3_pink>

Para a Atenção Primária, a visão da saúde é holística, ou seja, tudo está interligado no nosso corpo. Portanto, o cuidado nunca será focado apenas em um sintoma ou doença. Conhecendo seu histórico profundamente, seu Time de Saúde tem condições de cuidar de você com esse olhar global, sempre focado em prevenção e promoção da saúde {e não apenas em curar doenças}.

<h3_pink> Coordenação <h3_pink>

O cuidado 100% conectado. Caso o encaminhamento para um especialista ou hospital seja necessário, o seu médico de referência vai orientar todos os seus passos seguintes. Ele, junto ao seu Time de Saúde, atua como um centro de comunicação entre todas as partes.

<h3_pink> Resolubilidade <h3_pink>

Você sabia? Seu médico ou Time de Saúde são capazes de resolver de 80% a 85% dos seus problemas de saúde, de acordo com uma estimativa da ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar). Ou seja, com a Atenção Primária à Saúde, 8 em cada 10 membros Alice têm sua queixa resolvida sem precisar ir ao pronto-socorro ou ser encaminhado a um especialista.  

Por que a Atenção Primária à Saúde é melhor para você?


São tantas razões que decidimos fazer uma lista. Olha só:


Promoção da saúde em primeiro lugar.

A Atenção Primária foca, essencialmente, em ações preventivas e em garantir que você seja mais saudável. Sim, são coisas diferentes, embora uma leve à outra. Aqui na Alice, como gestora de saúde, faz muito mais sentido manter você sempre saudável, sem necessidade de inúmeros exames e procedimentos. Mas, claro, estaremos sempre aqui para resolver qualquer problema de saúde que apareça.


Atenção integral

Para garantir o que falamos acima – prevenção, promoção e manutenção da saúde –, a Atenção Primária tem um olhar de cuidado global, o que vai além de diagnóstico e tratamento de problemas crônicos ou pontuais {mas também cuida deles, claro}. Abrange, portanto, alimentação, estilo de vida, cuidados com o corpo, saúde mental, controle de exames, check-ups, vacinas e outros procedimentos preventivos.


Atendimento humanizado.

É isso o que acontece quando você tem um médico ou um Time de Saúde te acompanhando ao longo da sua vida. Cria-se um vínculo e todo atendimento é pautado no seu cuidado integral, sem pressa e com atenção individualizada.  


Um sistema de Saúde mais eficiente

A Atenção Primária também é benéfica para órgãos, planos e gestoras de saúde como a Alice, já que otimiza o uso dos recursos do sistema, evitando que as pessoas façam procedimentos desnecessários ou repetitivos, garantindo economia e qualidade de atendimento.  

Atenção Primária, Secundária, Terciária


Sim, existem outros tipos de Atenção, além da Primária, mas isso não significa que elas sejam, necessariamente, continuações da primeira, mas que podem ser acionadas em casos específicos. Entenda melhor:


Atendimento Secundário

É o atendimento realizado por especialistas, de clínicas e ambulatórios, como cardiologistas, neurologistas, oftalmologistas etc. Aqui é interessante entender que, ao avançar para o Atendimento Secundário por indicação do seu médico de referência, você terá um atendimento muito mais assertivo e eficiente. Ah, e além do Time de Saúde, a Alice tem profissionais de ponta em diversas especialidades à sua disposição.


Atendimento Terciário

É o atendimento realizado em hospitais, composto por internações e serviços de alta complexidade, como cirurgias e exames que só podem ser feitos em centros avançados. Novamente, quando indicado e encaminhado pelo seu Time de Saúde, o Atendimento Terciário também é mais eficiente {e menos burocrático}, já que a equipe hospitalar estará em contato direto com seu médico de referência.

<h3_pink> E agora, deu para entender como funciona? <h3_pink>

Para ilustrar tudo o que dissemos, aqui vai um resumo do que acontece quando o cuidado da sua saúde passa ou não por um Atendimento Primário:

Alice, a primeira gestora de saúde do Brasil

Leia mais: 5 vantagens que só a gestora de saúde Alice oferece para você

Voltar para artigos